Notícias

Closing Call

Semana é marcada por recordes consecutivos no Ibovespa e Bolsas de Nova Iorque

As bolsas em Nova Iorque e o nosso Ibovespa, aproveitaram a semana cheia, após o anúncio de que EUA X China estariam muito próximos de finalizar a primeira fase de seu acordo comercial.

Se lá fora, Dow Jones, S&P500 e Nasdaq, renovaram suas máximas históricas, por aqui, a bolsa brasileira não deixou por menos: embalada por mais dados positivos em relação à economia doméstica, que incluem revisões mais otimistas em relação ao PIB e a criação de quase 100 mil postos de trabalho com carteira assinada em novembro, o Ibovespa fez bonito e rompeu a marca dos 115 mil pontos.

Ainda que o fantasma da CPMF tenha voltado à pauta e que uma nova “mini crise” política envolvendo a família Bolsonaro tenha entrado no radar, o clima natalino imperou e o mercado deu de ombros para qualquer notícia desfavorável, aproveitando as deixas para realização de lucros.

O Ibovespa fechou em queda de 0,01%, aos 115.121 pontos, com volume financeiro de R$ 24,9 bilhões.

Hoje pela manhã, o IBGE divulgou os dados do IPCA-15 e o temor em torno da escalada da inflação nesta reta final de ano se confirmou: o indicador apontou para elevação de 1,05% nos primeiros 15 dias de dezembro. Ainda assim, as apostas em uma elevação da Selic em virtude da pressão inflacionária, permanecem modestas. No câmbio, o dólar fechou em alta de 0,80%, a R$ 4,097. Mas na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 0,34%.

Lá fora, os dados da confiança do consumidor nos Estados Unidos, subiu a 99,3 em dezembro, levemente acima da previsão (99,2), mas o grande destaque foi a afirmação de Trump em seu twitter: O presidente afirmou ter tido uma “ótima conversa” telefônica com Xi Jinping, afirmando também que a China já começou as compras em larga escala de produtos agrícolas americanos.

A exemplo de ontem, os principais índices da bolsa americana fecharam em máximas históricas. O índice Dow Jones fechou em alta de 0,28%, o S&P avançou 0,43%,e o Nasdaq subiu 0,42%.

  • Share: