Notícias

Morning Call

Ibovespa deve ter dia de realização nesta sexta-feira

O mercado aguarda hoje a prévia da inflação (09:00h), divulgada pelo IPCA-15, com um olhar especial para o preço das carnes, que a exemplo do verificado no IPCA-10, deve ser a responsável por um aumento partindo de 0,14% em novembro, para 0,96%, maior percentual dos últimos quatro anos para o mês.

No acumulado de 2019, a inflação deve atingir os 3,8%, começando a se aproximar perigosamente do teto da meta de 4,25% para o ano. O comportamento do IPCA é o principal elemento que balizará a direção da taxa de juros, que ao que tudo indica, já se encontra no limite. Portanto, qualquer surpresa acima do previsto, pode indicar que o ciclo de quedas chegou ao fim.

Mais do que isso, a aposta de aumento de até 1% em nossa taxa básica de juros em 2020, começa a se fazer notar na curva DI.

Outro dado importante é o relatório da dívida pública, divulgado às 10h pelo Tesouro.

Lá fora, o destaque é para a divulgação do PIB do terceiro trimestre nos EUA (10h30min), além do PCE, o índice de preços de gastos com consumo de novembro (12h). O primeiro deve confirmar o crescimento de 2,1% do Produto Interno Bruto americano em 2019, enquanto o PCE, é aguardado muito próximo do registrado em outubro (alta de 0,1%).

Rompendo máximas históricas de forma consecutiva nos últimos 3 dias, o Ibovespa deu indícios de que pode ir ainda mais além neste belo rali de natal, ao fechar muito próximo da máxima nesta quinta-feira aos 115.131 em alta de 0,71% e expressivo volume financeiro de R$ 22 bilhões.

A mais alta geração de empregos para o mês de novembro dos últimos 9 anos, divulgados pelo Caged e a confirmação de Rodrigo Maia de que a nova e muito menos, a velha CPMF, não possuem a menor chance de passar no congresso, ajudaram na manutenção do ritmo de festa na bolsa paulista, em especial, o segmento bancário.

O mercado tem tirado, no mínimo, um coelho da cartola por dia, o que parece impedir maiores movimentos de realização no Ibovespa, mas isso não quer dizer que eles não virão.

A sexta-feira, portanto, nos brinda com mais este desafio: observar até onde os investidores resistirão a tentação de levar o dinheiro para casa.

  • Share: