Notícias

Morning Call

Ibovespa tem bons motivos para sonhar com a retomada dos 111 mil pontos nesta quinta feira

O dia de hoje deve marcar importantes ajustes nas apostas para o juro futuro, uma vez que o comunicado enviado pelo COPOM, deixou a possibilidade de novos cortes na Selic em aberto. Lá fora, Donald Trump se reúne com conselheiros para deliberar o que fazer a respeito dos aumentos programados para mais uma leva de produtos chineses, no domingo (15).

A prévia do IGP-M mostrou um risco inflacionário que, não deve e não será desprezado pelo banco central, principalmente levando em consideração o mês de dezembro, onde o consumo é fortíssimo, sob o risco de negativar ineditamente, a taxa de juro real, que nada mais é do que a Selic subtraída do indicador oficial de inflação, o IPCA.
A decisão do S&P em melhorar as perspectivas de rating do Brasil, aliada com a aprovação na Câmara do novo marco regulatório do saneamento básico e a oficialização de um juro cada vez mais baixo, aumentam as chances de o Ibovespa dormir outra vez acima dos 111 mil pontos, o que seria uma excelente notícia para os 1,6 milhão de cpf´s cadastrados na B3, representando um aumento de 100% no comparativo com novembro de 2018.

Mesmo com o investidor estrangeiro cada vez mais distante, os fundos locais e o aumento em proporções inéditas do apetite brasileiro ao risco, obviamente motivado pela baixíssima atratividade da renda fixa, trouxeram um aumento de 29% no volume financeiro diário, que agora subiu para R$19,5 bilhões.

No radar internacional, a eleição geral no parlamento britânico, que por uma margem cada dia mais apertada, projeta a manutenção de maioria conservadora, o que é bom para Boris Johnson e seu plano de retirada da União Europeia.

Único indicador do dia por aqui é a pesquisa sobre o setor de serviços, divulgada pelo IBGE às 09:00h. A alta de 0,20% prevista na mediana, marcará a abertura do quarto trimestre com a conquista da “tríplice coroa”, já que indústria e comércio, já reportaram indicadores positivos.

  • Share: